A vela brasileira completou sua equipe para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que serão realizados em outubro de 2023. No último fim de semana, em Arraial do Cabo (RJ), foram definidos os representantes nas classes ILCA6, ILCA7, Snipe, Lightning e iQFOil, na 2ª Copa Brasil de Vela de Praia. As outras cinco classes (49er, 49erFX, Fórmula Kite, Nacra 17 e Nacra 15) já haviam sido confirmadas em eventos anteriores.
O Brasil já tinha vaga garantida em todas as classes e definiu os nomes para a competição que será realizada na raia de Algarrobo. A equipe brasileira terá 20 velejadores em dez classes, incluindo campeãs olímpicas e pan-americanas, além de finalistas em eventos internacionais.
Entre os classificados estão Bruno Fontes e Larissa Juk, representantes do Veleiros da Ilha, de Florianópolis. Fontes se classificou na classe ILCA7, após cinco vitórias nas oito regatas disputadas durante o campeonato. Esta será a segunda participação consecutiva dele nos Jogos Pan-Americanos. O velejador conquistou a medalha de prata em 2019 nos Jogos de Lima, no Peru.
- Muito feliz em fazer parte, novamente, da equipe brasileira que vai aos Jogos Pan-Americanos. Foi um campeonato disputado e com todas as condições de ventos possíveis aqui em Arraial do Cabo. O foco agora são os treinamentos para a competição em outubro – afirmou Bruno Fontes.
Já Larissa Juk obteve a vaga na classe Lightning com seus companheiros de equipe Thomas Summer e Ana Barbachan. Após um início na terceira colocação, o trio se recuperou nos últimos dois dias da competição e venceu cinco regatas consecutivas. Com 11 pontos perdidos, eles asseguraram a liderança do campeonato e carimbaram o passaporte para Santiago.
Na classe Snipe, a dupla baiana Juliana Duque e Rafael Martins fizeram vale seu favoritismo garantiram a vaga para o Pan.
- Muito feliz. É a segunda edição que conseguimos classificação para o Pan. É um campeonato sensacional e esperamos conseguir um resultado especial – afirmou Juliana Duque.
Na classe iQFOil, os vencedores foram Mateus Isaac e Bruna Martinelli. E na classe ILCA6, Gabriella Kidd foi a campeã e representará o Brasil no Pan.
Para o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, a equipe brasileira no Pan é de ponta.
- A equipe brasileira de vela tem nomes de ponta, incluindo campeãs olímpicas e pan-americanas, além de finalistas em eventos internacionais. O grupo é bastante experiente e todos estão em ótima preparação em suas respectivas classes – afirmou Ribeiro.
No Pan de Lima, no Peru, o Brasil conquistou cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze na vela.