O ciclone bomba é um fenômeno meteorológico que ocorre quando um ciclone extratropical tem uma queda rápida e intensa de pressão atmosférica no seu centro, causando ventos muito fortes e potencial de destruição. Esse tipo de ciclone pode se formar em diversas regiões do país, especialmente no Sul e Sudeste.
Neste fim de semana, há a possibilidade de um ciclone bomba se formar no oceano, distante da costa sul do Brasil, como consequência de uma frente fria que se origina no Rio Grande do Sul. Esse sistema vai se deslocar rapidamente em direção a São Paulo e Rio de Janeiro, trazendo ressaca e ondas de até 3,5 metros no litoral desses estados. Além disso, há previsão de chuvas intensas e queda de temperatura em todo o leste dos estados do Sul, de São Paulo e Rio de Janeiro.
O ciclone bomba deve começar a afetar o Rio de Janeiro a partir da tarde de sábado (1/4), com pancadas de chuva que podem ser fortes em alguns momentos. No domingo (2/4), o tempo fica mais nublado e chuvoso, com risco de alagamentos e deslizamentos. As temperaturas também devem cair bruscamente, com máximas de 28°C e mínimas de 23°C na capital fluminense. O mar fica agitado e perigoso para navegação e banho.
Portanto, é recomendável que os moradores e visitantes do Rio de Janeiro fiquem atentos aos alertas das autoridades e evitem se expor aos riscos do ciclone bomba. Espera-se que o fenômeno se afaste da costa na segunda-feira (3/4), trazendo uma melhora gradual do tempo.