A Môre Talents for Tech é uma startup de São Paulo que desenvolve projetos de produtos ou serviços inovadores para grandes empresas como Smiles, Dasa, CVC e Banco Carrefour. Fundada em março de 2020, no início da pandemia, a empresa tem 224 funcionários que trabalham 100% remotos ou alocados nos escritórios dos clientes quando necessário.
Para lidar com os desafios do trabalho híbrido, como a conciliação de horários, a resposta a demandas urgentes e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a Môre adotou medidas pouco convencionais de gestão de pessoas. Uma delas é a “multa”, entre aspas, aplicada aos funcionários que trabalham fora do horário comercial de expediente, das 8h às 18h.
Segundo Léo Xavier, sócio-fundador da Môre e veterano de negócios digitais, a ideia é desestimular o excesso de trabalho e incentivar o respeito aos limites de cada um. “A empresa está trabalhando mais coesa dentro do horário comercial. Não queremos que as pessoas fiquem sobrecarregadas ou estressadas por causa do trabalho”, afirma.
A “multa” consiste em um desconto simbólico de R$ 1 no salário do funcionário que enviar mensagens ou e-mails corporativos fora do expediente. O valor é revertido para um fundo social da empresa, que é usado para financiar projetos sociais ou eventos de integração dos colaboradores. Além disso, o funcionário recebe um feedback sobre a importância de respeitar o seu tempo e o dos outros.
Xavier diz que a medida tem sido bem aceita pelos funcionários e pelos clientes, que também são orientados a não fazer solicitações fora do horário. “Os clientes entendem que estamos fazendo isso para preservar a qualidade do nosso trabalho e a saúde mental dos nossos profissionais. Eles sabem que podem contar conosco em casos realmente urgentes, mas também respeitam os nossos limites”, diz.
Outra medida adotada pela Môre para reforçar a cultura corporativa no trabalho remoto é a realização de reuniões semanais com todos os funcionários da empresa. Nessas reuniões, são compartilhados os resultados, as novidades, os aprendizados e os reconhecimentos da semana. Além disso, são promovidos momentos de descontração e interação entre os colaboradores.
Xavier afirma que essas iniciativas têm contribuído para o crescimento da empresa, que prevê faturar R$ 85 milhões em 2022 e R$ 153 milhões em 2023, um aumento de 80%. Ele também diz que a empresa tem baixa rotatividade e alta satisfação dos funcionários. “Acreditamos que o trabalho remoto veio para ficar, mas é preciso ter cuidado para não perder a essência da empresa e o bem-estar das pessoas. Por isso, buscamos criar um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e divertido”, conclui.