Um caso de violação de privacidade e assédio chocou o Canadá na última semana. Um grupo de 15 amigas que alugou uma casa pelo Airbnb para comemorar um aniversário encontrou uma câmera escondida no banheiro do imóvel. O equipamento estava dentro de uma tomada inutilizável e apontava diretamente para o chuveiro.
A descoberta foi feita por uma das mulheres, que se sentiu observada e resolveu vasculhar a casa com uma lanterna. Ela procurou por câmeras em todos os lugares possíveis, como porta-retratos, maçanetas e chuveiros, até encontrar o dispositivo suspeito.
A situação foi relatada por Kennedy Coolwell, uma das amigas, em um vídeo no TikTok que viralizou nas redes sociais. No registro, ela mostra a tomada com a câmera e o cartão de memória, além da conversa com a polícia, que foi acionada pelo grupo.
“Eu estava pessoalmente envergonhada pelas coisas que eu estava fazendo naquele banheiro na noite anterior”, disse Kennedy no vídeo, que já tem mais de 5 milhões de visualizações. Ela também afirmou que está “falando com os advogados nesta semana” e que o Airbnb suspendeu o anúncio do anfitrião.
A plataforma de hospedagem ainda não se pronunciou sobre o caso. Em sua política oficial, o Airbnb permite que os anfitriões usem câmeras que sejam “claramente divulgadas” e “não infrinjam a privacidade de outras pessoas”. No entanto, proíbe “câmeras escondidas” e equipamentos de filmagem em qualquer espaço privado, como quartos e banheiros.