As inscrições para a edição de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começam nesta segunda-feira (22) e poderão ser feitas até 2 de junho. O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter os certificados do ensino fundamental ou médio.
Para se inscrever, é preciso acessar o Sistema Encceja e indicar a unidade da Federação e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado. A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e tem como requisitos mínimos ter 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio na data de realização do exame.
As provas serão aplicadas no dia 27 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. O participante deve alcançar, no mínimo, 100 pontos em cada prova objetiva e 5 pontos na redação.
Neste ano, o exame contará com novidades, como a inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual, a correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista e a dispensa de envio de laudos ou documentos comprobatórios para quem já teve o atendimento especializado ou o tratamento pelo nome social aprovados em 2022.
O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, com o objetivo de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.