As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023 começam nesta segunda-feira (19) e vão até as 23h59 de quinta-feira (22). Os candidatos podem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, usando a nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Sisu 2023 oferece 65.932 vagas em 73 instituições públicas de ensino superior, distribuídas em todo o país. A consulta das vagas disponíveis já pode ser feita no site do programa, por curso, instituição ou município.
Para participar do Sisu, o estudante não pode ter tirado zero na redação do Enem e deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular. Além disso, deve se enquadrar em uma das seguintes condições:
- Ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Ter cursado o ensino médio completo com bolsa integral em escola da rede privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível alterar as opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 27 de junho, no site do Sisu. As matrículas dos selecionados devem ser realizadas de 29 de junho a 4 de julho, nas instituições para as quais foram aprovados.
Os candidatos que não forem convocados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas próprias instituições, a partir do dia 7 de julho.
O Sisu é um dos principais programas do governo federal para o acesso ao ensino superior. Por meio dele, os estudantes podem usar a nota do Enem para ingressar em instituições públicas que aderiram ao sistema. A seleção é feita duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.