O Banco do Brasil desenvolveu um assistente inteligente que utiliza a inteligência artificial generativa, a mesma que está por trás do ChatGPT. A diferença é que as respostas geradas são relacionadas ao contexto negocial da instituição: a solução vai auxiliar os funcionários responsáveis pelo atendimento aos clientes.
Ainda em fase de implementação no Banco, os temas tratados inicialmente serão sobre crédito (imobiliário, veículo, energia renovável), ações de sustentabilidade e cartão. A solução funcionará da seguinte forma: quando o cliente entrar em contato com o BB a respeito de algum desses temas, o funcionário solicitará uma informação ao assistente inteligente. Com base na resposta do assistente virtual, o atendente estará ainda mais preparado para dar informações ou ajudar na tomada de decisão do cliente.
Ainda não há previsão de disponibilização da solução para interação direta com o cliente. O assistente inteligente faz parte da plataforma Maia, que é a Inteligência Artificial do Banco do Brasil. A Maia já atua em diversos canais de atendimento do BB, como WhatsApp, chatbot e aplicativo. Segundo o Banco, a Maia já realizou mais de 500 milhões de interações com os clientes desde 2017.
O ChatGPT é uma tecnologia desenvolvida pela OpenAI, uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa em inteligência artificial. O ChatGPT é capaz de gerar textos coerentes e criativos a partir de um tema ou uma frase inicial. O ChatGPT usa redes neurais profundas para aprender com bilhões de textos da internet e imitar diferentes estilos e tons de escrita.
A inteligência artificial generativa é uma área que busca criar conteúdos originais e realistas a partir de dados existentes, como textos, imagens, áudios ou vídeos. Essa tecnologia pode ter diversas aplicações, como entretenimento, educação, jornalismo, publicidade e saúde. No entanto, também pode trazer desafios éticos e sociais, como a disseminação de informações falsas ou enganosas.