O clima entre os apresentadores Manoel Soares e Patricia Poeta no programa Encontro, da TV Globo, tem gerado repercussão nas redes sociais. Os dois já protagonizaram momentos de cortes, encaradas e desentendimentos ao vivo, que foram percebidos pelos telespectadores e internautas. O mais recente episódio ocorreu na segunda-feira (3), quando Poeta interrompeu uma fala de Soares e passou dele na câmera, gerando um mal-estar visível. A apresentadora explicou que tudo não passou de uma “casualidade” e que tinha pedido desculpas ao colega.
Essa não foi a primeira vez que Poeta gerou climão com Soares. Em setembro do ano passado, ela cortou uma pergunta que ele estava fazendo a uma entrevistada. Em outra ocasião, ela afirmou que, desde que se mudou para São Paulo, tem comido fora e sente os preços mais caros. Soares, então, pontuou que eles eram privilegiados e que muitas pessoas viviam com o salário do mês. A apresentadora também já foi criticada por ser ríspida na fala e no olhar com o jornalista.
Alguns internautas apontaram que o comportamento de Poeta poderia ser um reflexo de racismo estrutural, uma forma de discriminação que está enraizada na sociedade e nas instituições. O racismo estrutural se manifesta de maneiras sutis ou explícitas, como na desvalorização, na invisibilização ou na interrupção da fala de pessoas negras. Soares é um dos poucos apresentadores negros da TV Globo e já falou sobre sua trajetória de superação e resistência em diversas entrevistas.
O programa Encontro é um espaço de debate sobre temas variados, como cultura, comportamento e atualidades. Poeta e Soares se revezam na apresentação com Fátima Bernardes, que está afastada por motivos de saúde. A emissora ainda não se pronunciou sobre o clima entre os dois apresentadores.
Segundo o colunista Alessandro Lo Bianco, do programa A Tarde é Sua, da RedeTV!, Soares teria explodido com Poeta após o fim do programa de segunda-feira e pedido mudança no Encontro. Ele teria dito que não aguentava mais a situação e que pensava em desistir do programa. Poeta teria respondido que ele poderia sair se não estivesse se sentindo bem[^1^][1]. A Globo ainda não confirmou a informação.