O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta terça-feira (25) que vai concorrer à reeleição em 2024, desfazendo a promessa de ter apenas um mandato e ceder seu cargo a um colega democrata no próximo pleito. Biden fez o anúncio oficial da sua campanha em um vídeo publicado nas redes sociais, no qual defendeu as realizações do seu governo e convocou os eleitores a apoiarem a democracia e as liberdades fundamentais.
Biden disse que sua decisão de concorrer novamente foi motivada pela necessidade de continuar o trabalho iniciado em 2020, quando derrotou o republicano Donald Trump nas urnas. O atual presidente destacou as medidas tomadas para combater a pandemia de covid-19, recuperar a economia, investir em infraestrutura, avançar na tecnologia e proteger o clima. Ele também criticou os republicanos por se alinharem à extrema direita e tentarem restringir o direito ao voto de minorias e grupos vulneráveis.
Biden afirmou que espera contar com o apoio do seu vice-presidente, Kamala Harris, que foi sua companheira de chapa em 2020 e se tornou a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ocupar o cargo. Ele disse que Harris é uma líder competente e leal, que tem contribuído para o sucesso da administração. Biden também elogiou outros membros do seu gabinete e do seu partido, dizendo que eles formam uma equipe diversa e qualificada.
O lançamento da campanha de Biden ocorreu no mesmo dia em que se completaram quatro anos do início da sua candidatura anterior, em 2019. O presidente aproveitou a data simbólica para fazer um balanço dos seus dois primeiros anos no poder e compará-los com os quatro anos de Trump. Ele disse que os EUA estão em uma situação melhor do que quando ele assumiu, mas que ainda há muitos desafios pela frente. Ele pediu aos eleitores que não se deixem enganar pelas mentiras e pela violência dos seus adversários.
Biden também disse que está preparado para enfrentar qualquer candidato republicano que venha a disputar com ele em 2024, inclusive Trump, que tem sinalizado a intenção de tentar voltar à Casa Branca. O atual presidente disse que não teme o ex-presidente, que foi derrotado por mais de 7 milhões de votos e teve seu mandato encerrado após um impeachment por incitar uma invasão ao Capitólio. Biden disse que Trump representa uma ameaça à democracia e ao Estado de Direito, e que os americanos não vão permitir que ele volte ao poder.
Biden disse que sua campanha vai se basear nos valores da honestidade, da decência, da justiça e da esperança. Ele disse que sua visão é de um país unido, forte e próspero, que respeita a diversidade e a dignidade humana. Ele disse que sua missão é restaurar a alma da nação e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Ele disse que conta com o apoio dos cidadãos para concluir o trabalho iniciado em 2020 e fazer história novamente em 2024.