Mântua: a cidade italiana que paga para você morar lá. Essa é a proposta do município de Mântua, no norte da Itália, que está oferecendo um incentivo financeiro para atrair novos residentes. A partir de setembro deste ano, o município pagará € 150 por mês (cerca de R$ 800,00) para aqueles que se mudarem para lá, por pelo menos um ano.
O objetivo do projeto é aumentar o número de moradores do município e revitalizar as áreas vazias da cidade, com novas ofertas de emprego nos próximos dois anos. Atualmente, Mântua tem 49 mil habitantes.
Mântua é uma cidade cheia de arte e gastronomia, localizada na região da Lombardia. Ela foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 2008, por seu valor histórico e cultural. Entre suas atrações estão o Palazzo Ducale, antiga residência dos governantes da cidade, o Palazzo Te, uma obra-prima do Renascimento italiano, e a Basílica de Sant’Andrea, uma igreja do século XV com uma cúpula impressionante.
Para se candidatar ao incentivo financeiro, é preciso cumprir alguns requisitos: ter entre 18 e 40 anos, ser cidadão italiano ou da União Europeia (ou ter permissão de residência na Itália), ter um contrato de trabalho ou uma atividade profissional na cidade ou nas proximidades, e alugar ou comprar uma casa em Mântua.
O prefeito da cidade, Mattia Palazzi, explicou em uma rede social que a medida visa garantir a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade dos serviços públicos, diante do envelhecimento da população e da baixa natalidade. Ele também afirmou que o município tem trabalhado para atrair novas empresas e gerar empregos na cidade.
Os interessados em se mudar para Mântua devem enviar um formulário de inscrição ao município até o dia 31 de agosto deste ano. O formulário está disponível no site oficial da cidade: www.comune.mantova.gov.it.