Naufrágio de barco pesqueiro no litoral de SC é o assunto que está sendo investigado pela Marinha do Brasil. A embarcação “BP Safadi Seif” afundou na sexta-feira (16) a cerca de 40 quilômetros da costa da cidade de Garopaba, no litoral Sul catarinense. Dois dos oito tripulantes seguem desaparecidos e as buscas continuam neste domingo (18).
Cinco dos sobreviventes foram resgatados na noite de sábado (17) por uma embarcação de Antígua e Barbuda, que estava a cerca de 160 km da costa catarinense. Eles foram recebidos por familiares na Capitania dos Portos de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, e atendidos pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros. A Marinha informou que todos estavam em “bom estado de saúde”.
Os sobreviventes são: Domingos Pereira do Rosário, Zoel Teixeira Barros, Djalma dos Santos Silva, Mário Gomes Soares e Luiz Carlos Messias da Silva. Eles estavam flutuando em uma pequena balsa salva-vidas, item de segurança que estava com eles.
Os desaparecidos são: Alisson da Silva Santos, Diego Silva de Brito e Deivid Luiz Monteiro Ferreira. Este último foi resgatado na manhã deste domingo (18) por um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), a cerca de 200 km da costa. Ele foi levado para um hospital em Florianópolis, onde passou a noite em um corredor. Segundo seu irmão, ele está com dores e muito tonto.
A Marinha informou que a investigação sobre as causas do naufrágio deve ser concluída em até 90 dias. Segundo relatos dos sobreviventes, uma onda forte teria atingido o barco e feito com que ele virasse. O barco pesqueiro tinha saído do porto de Itajaí na quinta-feira (15) e tinha previsão de retorno para o dia 30 deste mês.