Uma funcionária do Outback denunciou nas redes sociais que os atendentes da rede de restaurantes tinham que ficar de joelhos para servir os clientes. O fato ocorreu em 16 de março em São Luis, no Maranhão. A advogada Beatriz Salgado testemunhou a situação e questionou a funcionária, que disse que era uma norma da empresa.
O vídeo da denúncia viralizou e gerou indignação. Outros clientes e funcionários confirmaram a prática com fotos e relatos. O Outback Brasil afirmou que a postura dos atendentes era opcional e que nunca exigiu que eles se ajoelhassem. A empresa disse ainda que extinguiu a prática após o caso.
O Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) recebeu uma denúncia sobre o caso e vai apurar se houve violação dos direitos trabalhistas dos funcionários do Outback.
O Outback Brasil informou que acabou com uma prática que era facultativa aos funcionários. A empresa afirmou também que a unidade de São Luís foi instruída depois do caso e que todos os restaurantes do país foram avisados para não fazer mais isso.
Nota do Outback Brasil a respeito do caso:
“Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.
Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação”.