O programa “Mais Médicos” foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ontem (20/03). O objetivo do programa é suprir a carência de profissionais de saúde em regiões remotas do país. O novo programa terá contrato de 4 anos, incentivo para municípios vulneráveis e para médicos do Fies. O governo federal quer priorizar profissionais brasileiros na nova edição.
O novo programa “Mais Médicos” terá contrato de 4 anos, segundo o Ministério da Saúde. O objetivo do programa é suprir a carência de profissionais de saúde em regiões remotas do país. O programa também oferece incentivos para municípios vulneráveis e para médicos do Fies.
O incentivo para municípios vulneráveis é um bônus de R$ 1.000,00 por mês para os médicos que trabalharem em municípios com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) abaixo da média nacional. O incentivo para médicos do Fies é um bônus de R$ 1.500,00 por mês para os médicos que se formaram com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O governo federal quer priorizar profissionais brasileiros na nova edição do programa “Mais Médicos”. Segundo o Ministério da Saúde, a priorização de profissionais brasileiros será feita por meio de um edital que será lançado em breve. O edital vai priorizar médicos formados no Brasil e que tenham registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).