Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023 a partir do dia 24 de julho. O pagamento será feito no dia 31 de julho para 290.934 contribuintes, totalizando R$ 344.044.482,71.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O terceiro lote de restituição do IR 2023 será o primeiro lote do ano que atenderá contribuintes que não estão na lista de prioridades estabelecida pela Receita Federal. De acordo com a Receita, nos dois primeiros lotes que já foram liberados, apenas pessoas que faziam parte dos grupos prioritários receberam a restituição do Imposto de Renda 2023.
O critério de prioridade para o recebimento da restituição, que segue a data de entrega, inclui os seguintes grupos:
Idosos com 80 anos ou mais;
Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
Contribuinte cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e quem escolheu a restituição por Pix;
Demais contribuintes.
Confira as datas de pagamento da restituição do IR em 2023:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro