O Palmeiras conquistou uma importante vitória na noite desta quarta-feira, ao derrotar o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com gols de Raphael Veiga e Gustavo Gómez, o Verdão chegou aos seis pontos na competição e ficou na segunda posição do grupo C, atrás apenas do Cerro Porteño, que tem nove. Já o Barcelona ficou com três pontos, em terceiro lugar.
O resultado garantiu ao Palmeiras a classificação antecipada para as oitavas de final do torneio continental, já que o time brasileiro não pode mais ser alcançado pelo Bolívar, que tem zero ponto e é o lanterna da chave. O Verdão também manteve a invencibilidade como visitante na Libertadores, igualando o recorde do River Plate-ARG com 12 jogos sem perder fora de casa na história da competição.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio e pela eficiência do Palmeiras, que soube aproveitar as chances que criou e se defender bem das investidas do Barcelona. O time equatoriano teve mais posse de bola e finalizações, mas parou nas boas defesas de Weverton e na solidez da zaga alviverde. O Palmeiras, por sua vez, mostrou qualidade nas saídas rápidas e nos contra-ataques, além de contar com a inspiração de seus artilheiros.
O primeiro gol saiu aos 44 minutos do primeiro tempo, em um pênalti sofrido por Rony após lançamento de Dudu. Raphael Veiga cobrou com categoria e abriu o placar. O segundo gol veio logo no primeiro minuto da etapa final, em uma jogada ensaiada de escanteio. Veiga cruzou na primeira trave, a zaga do Barcelona desviou para trás e Gustavo Gómez apareceu livre para cabecear para as redes.
Com a vantagem no placar, o Palmeiras soube administrar o resultado e segurar a pressão do Barcelona, que tentou diminuir a diferença, mas não teve sucesso. O técnico Abel Ferreira fez algumas alterações na equipe para dar mais fôlego e consistência ao time, que não correu grandes riscos até o apito final.
A vitória do Palmeiras no Equador foi mais uma demonstração de que o time é um dos favoritos ao título da Libertadores, torneio que conquistou pela última vez em 2020. O Verdão tem um elenco forte, experiente e competitivo, que sabe se adaptar às diferentes situações e adversários. Além disso, conta com o trabalho de Abel Ferreira, que tem conseguido extrair o melhor de cada jogador e dar um padrão tático à equipe.
O próximo compromisso do Palmeiras na Libertadores será contra o Cerro Porteño, no dia 11 de maio, no Paraguai. O jogo pode valer a liderança do grupo C e a vantagem nas fases seguintes. Antes disso, o Verdão enfrenta o Goiás pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (7), às 18h30 (de Brasília).